Lourdes Nicácio e Silva

Cursos/ Graduação e Pós-Graduação: Letras na Paraíba (Cajazeiras)  e  Especialização em Língua Portuguesa na Universidade Católica de Pernambuco.

Lecionou na Faculdade de  Formação  de  Professores  de Belém  do  São Francisco; Escola Superior de Relações Públicas; Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso); Ginásio Pernambucano e outras escolas. Ministrou curso de Língua Portuguesa  no SENAC , Associação de Bibliotecários de Pernambuco,  cursos livres em outras instituições.

Palestras, entrevistas, participação de fóruns, seminários nesta e em outras cidades, como Floresta-PE, Belém do São Francisco-PE, Serra Talhada-PE, Jeremoabo-PE e Paulo Afonso na Bahia.

Idealização/ Coordenação de projetos/ Palestras: Idealizou e coordenou, juntamente com a acadêmica Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo,  o “Programa Academia/ Escolas” (da Academia Pernambucana de Letras, atuando durante 9 anos;  “Ginásio Pernambucano – Seus Autores   e   Suas  Obras” (do Ginásio Pernambucano). Foi Vice-Coordenadora Geral do “I Encontro de Cultura Recifense”(Nupec/Universidade Federal de Pernambuco e Academia Recifense de Letras ). Quando à disposição da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco –, atuou em projetos educativos e culturais da Casa de Manuel Bandeira – Espaço Pasárgada. Idealizou  e lidera, juntamente com a jornalista Raphaela Nicácio, a Editora Novo Horizonte e o Jornal de Literatura Pernambucana Novo Horizonte, aprovado pelo Ministério de Cultura, 2007 e que muito tem contribuído com a divulgação da literatura pernambucana. Participou de diversos congressos, festivais, a exemplo de FLIPORTO – Participação como editora debatedora no Bate Papo da Casa da UBE  – VII Festa Literária Internacional de Pernambuco/  novembro de 2011.

 

 

 

Livros publicados:

  • Cantos da Ordem do Sol (Poesia- Assessoria Editorial do Nordeste/85);
  • Ritmo das Águas Vivas (Poesia – Conselho Municipal de Cultura do Recife/92); 
  • O  Rio,Canabrava e os Homens (Contos – Comunicarte/94);
  • Almeida Cunha (Ensaio-96; Fundarpe  e Academia  Recifense de Letras);
  • Ocultos na Paisagem (Poesia – Comunicarte/98);
  • Os dois mundos  de Madalena (Romance – Secretaria de Cultura de Pernambuco/99);
  • Os Caminhos da Palavra, 2006,  Novo Horizonte;
  • O Lavrador e o Templo, 2008, Novo Horizonte;
  • Sobreviventes, 2015, Novo Horizonte.

Organização de obras: 

– João Suassuna de Melo Sobrinho – Um educador exemplar (Org-SIC/Secretaria de Cultura de Pernambuco/99);

Audálio Alves – Vida e Poesia, 2013, Novo Horizonte.

Organização de obras com outros autores: com os escritores Lúcio Ferreira, Rosa Dinelli, Telma Brilhante, Graças Silva, Carlos Severiano Cavalcanti, Bartyra Soares e Raphaela Nicácio  as antologias “Os rios e seus poetas” (2003); “Antologia das Águas” (2007);  “O Planeta Feito Quintal – Uma visão ecológica” ( 2009); “Paisagens da Memória”(2010); “Lendas do Nordeste” (2014).

Participação em diversas antologias, revistas, jornais:  “Pernambuco, Terra da Poesia” ( IMC – Cláudia Cordeiro e Antônio Campos); “Panorâmica do Conto Nordestino” ( IMC – Cyl Gallindo e Antônio Campos/ 2007) ; “Retratos ( Poesia)”, “Olhares ( Contos)”, “Crônicas (Crônicas)” – Laura Areias e Elizabete Siqueira;  “Antologia Belém: raízes, flores e frutos” por Zita Lustosa e outros do Núcleo de Produção Literária  de Belém do São Francisco-PE /95;  “Dicionário  Biobibliográfico  de  Poetas  Pernambucanos” por Lamartine Morais –   Fundarpe / 93; “Antologia A Mulher Poesia Pernambucana” – Fundarpe/94 ;  “Revista da União Brasileira de Escritores”/ 92;  “Antologias Águas dos Trópicos e Fauna e Flora” –  (Beatriz  Alcântara e Lourdes Sarmento – Ceará / 2000  e 2002). Antologia Sonhos de Carnaval, 2009, por Graça Melo e Carla Melo; O grito do Capibaribe ( Salete Rego Barros e Carlos Ferraz, 2010); Antologia do Natal – Noite Feliz (Cássio Cavalcanti e Telma Brilhante); Antologia Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, 2012,  organizada pelos escritores Cilene Floro e Carlos Cavalcante; Revista A Recifense da Academia Recifense de Letras; Revista A Palavra de Academia Pernambucana de Letras; Livro Bate-Papo Literal de Cássio Cavalcanti, 2012; Seleta do II Encontro Sergipano de Escritores com organização de Domingos Pascoal de Melo, 2015.

Academias/ Outras associações: Membro da Academia Recifense  de  Letras ( foi tesoureira de 1998 a 2014 )  e da União Brasileira de Escritores (foi Diretora do Departamento de Pesquisa, Ciência e Tecnologia da UBE/PE – biênio 2009/2011).

Votos de Congratulações: da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco/1999 e 2010;  da Academia  Pernambucana  de Letras/1985; do Conselho Municipal de Cultura/1985; da Câmara Municipal do Recife/ 1996;

Monografia sobre livro de sua autoria: “O êxodo na literatura de Lourdes Nicácio e Silva, em Os dois mundos de Madalena” – pela professora Graças Silva do Curso de Especialização em Literatura Brasileira da UFPE/ 2003.

Peça de teatro baseada em livro de sua autoria “Os dois mundos de Madalena”  na Faculdade São Miguel, em 2009.

Prêmios Literários:  Menção Honrosa no VI Concurso Nacional e Internacional de Poesias e Contos  – Editora Valença, Rio de Janeiro, 2004. Menção Honrosa no Prêmio de Poesia Edmir Domingues , 2007, da Academia Pernambucana de Letras.

Comenda/ Diplomas/ Medalha/ Plaquetes/  Troféus/ Outras Homenagens:

Da Academia Recifense de Letras (Comenda de Santelmo, 2017); da Universidade Federal  de Pernambuco e Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/ 2000 ( Diploma e apresentação da obra);  Acad. Internacional de Letras e Artes / 2002 (Medalha); da Biblioteca do Ginásio Pernambucano / 95 (Plaquete); do Colégio Americano Batista pelo apoio ao Programa Literaprosia (Plaquetes); Livraria Cultura e União Brasileira de Escritores /  2008 (Estudo e apresentação da obra ). Foi escritora homenageada pelo Colégio Americano Batista (troféu contendo poema de sua autoria), durante festa tradicional Literaprosia (2009). Em 2010 foi agraciada, juntamente com os autores Cyl Gallindo e Lourdes Sarmento, recebendo troféu no I Congresso de Literatura Brasileira para Estudantes da GRE Metropolitana Sul – Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Diploma sob o título Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, pela Casa da Imprensa sob a direção dos escritores Cilene Floro e Carlos Cavalcante.

Teatralização e debates sobre sua obra:  Seus livros são adotados em colégios e universidades, com abertura a debates, a exemplo do IBGM (Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing do Recife/2008) e colégios Americano Batista, Santa Catarina, Recanto, Vera Cruz, Salesiano e outros. 

Editora da Revista de Literatura Novo Horizonte. O Jornal de Literatura Novo Horizonte foi aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) em 2007. Idealizou e dirigiu a Novo Horizonte, editora que foi homenageada pela contribuição à cultura pernambucana com diplomas concedidos pela Academia de Artes e Letras do Nordeste, em 2008; pelo Programa Quarta-às-Quatro da UBE, em 2007;  pelo Programa Jardim das Letras, em 2009.