Quem Somos

A Editora Novo Horizonte foi criada, em 2005, idealizada pela escritora e poeta Lourdes Nicácio. O nome trata-se de uma homenagem ao sonetista Waldemar Lopes e sua fazenda de infância, “Novo Horizonte”, banhada pelo rio Piranji, no município de Quipapá-PE. Um amigo incentivador das letras, que promovia saraus poéticos com intelectuais em sua residência, os “Sabalopes”.

Foi encerrada a editora, em 2014. No ano de 2015, a jornalista Raphaela Nicácio torna-se empreendedora com novo selo – Edições Novo Horizonte – dando continuidade aos projetos de livros e revistas. Dentre os serviços prestados, destaca-se, também,  assessoria de imprensa a escritores, instituições e eventos.

DIRETORIA – EDIÇÕES NOVO HORIZONTE:

Lourdes Nicácio

Editora Executiva
lourdesnicacio10@bol.com.br

Professora, escritora, poeta, editora. Formação em Letras com Pós-Graduação. Seus livros, estudados nas escolas e universidades, renderam prêmios em Pernambuco e no Rio de Janeiro, homenagens e atividades como peças de teatro na Faculdade São Miguel e monografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de Troféu no I Congresso de Literatura Brasileira/Secretaria de Educação de Pernambuco. Das homenagens: Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco – Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP, 2012   Troféu Mulher Valorosa do Brasil – Academia de Letras e Artes do Nordeste – Alagoas, 2015,  Comenda de Santelmo do Mérito Literário-Academia Recifense de Letras, 2017.

Livros publicados: O Lavrador e o Templo, Cantos da Ordem do Sol, Ritmo das Águas Vivas, Ocultos na Paisagem (poesia), Almeida Cunha (ensaio), O rio, Canabrava e os Homens (contos), Os Caminhos da Palavra (gramática e literatura), Sobreviventes (contos) e Os dois mundos  de  Madalena (romance) aprovado pelo SIC-Fundarpe, em 1999, hoje na 6ª edição, adotado também pela Rede Pública de Pernambuco/ Secretaria de Educação do Estado.

 Organizou a obra completa do poeta Audálio Alves e a do professor João Suassuna de Melo Sobrinho, além de várias antologias com outros autores.

Votos de Congratulações: da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Pernambucana de Letras. Idealizou e coordenou, em parceria com a acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo,  o Programa  Academia Escolas da Academia Pernambucana de Letras ( 1982-1990).

Atuou como professora do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, da Escola Superior de Relações Públicas e da Fundação de Ensino Superior de Olinda – Funeso. Membro da Academia de Letras do Brasil/PE e da Academia Recifense de Letras – ARL.

 

Raphaela Nicácio

Editora Executiva
raphaelanicacio@gmail.com

 Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Barros Melo – AESO e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. 

Agraciada com Menção Honrosa nos concursos: “Prêmio Nacional de Redação Assis Chateaubriand” (1997. Participou com outros 5 mil estudantes do Brasil, sendo a única selecionada em Pernambuco) e no “Prêmio Elita Ferreira – Literatura Infantil”  da Academia Pernambucana de Letras (2014). Organizou com outros autores os livros “Antologia das Águas” e “Lendas do Nordeste”. Participou com textos de sua autoria nas antologias “Paisagem da Memória” e “Belém – Raízes Flores e Frutos”.

Idealizou e dirigiu o Portal do Escritor Pernambucano, site que foi parceiro do Jornal do Commercio online. Foi repórter na Rádio Evangélica FM,  nas revistas Movimento e Fácil Nordeste – Turismo e Lazer.

Atuou na Assessoria de Comunicação/ Imprensa de Congressos Internacionais na área de saúde e em vários órgãos, a exemplo do Tribunal de Contas de Pernambuco,  do Colégio Americano Batista, da Biblioteca Pública do Estado e da Academia Pernambucana de Letras, instituição esta que lhe concedeu Diploma de Honra ao Mérito, em 2016,  por seus serviços prestados.

Recebeu, ainda, o Diploma de Personalidade Pernambucana/Revelação Cultural, pela Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP, em 1997. Votos de Congratulações: da Câmara Municipal de Belém do São Francisco, 1997 e da  Câmara Municipal do Recife, 2014. Tem trabalhos publicados em antologias, jornais, sites, vários veículos. É jornalista responsável pela Revista de Literatura Novo Horizonte.